segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O que é WyngTjun e como surgiu?

WyngTjun é um sistema tradicional chinês de autodefesa desenvolvido por uma mulher há 300 anos. A mestra de artes marciais, Ng Mui, partindo do conhecimento dos estilos tradicionais, criou um novo e eficaz sistema de combate que permite a uma pessoa fisicamente mais fraca a se defender de um atacante muito maior.
A principal diferença entre os estilos praticados atualmente e o WT é o seu revolucionário conceito geral. Nos “estilos duros” procura-se acima de tudo anular violentamente a força do agressor para depois nocauteá-lo. Um princípio básico do WT é o de não desperdiçar a força do ataque, mas sim utilizá-la com uma finalidade muito mais prática: a neutralização do próprio adversário.
A monja Ng Mui ensinou para a jovem e talentosa estudante Yin WyngTjun e Yin ao seu marido Leung Bok Chau e em diante passaram a refinar ainda mais a arte. Com o passar do tempo quando Leung Bok Chau ensinou a técnica para Leung Lan Kwai, ele decidiu que o nome seria WyngTjun, em homenagem a sua amada esposa.
O WyngTjun foi ensinado secretamente de geração em geração, até chegar ao 8º sucessor do estilo, o Grão Mestre Yip Man, que em meados da década de 50 foi o primeiro a colocar em público o sistema.
Este foi o mestre do famoso ator Bruce Lee, quem trouxe o WyngTjun para o ocidente. Onde fez muito sucesso devido à praticidade e eficiência desta Arte Marcial.
O Grão Mestre Leung Ting foi o último aluno do Patriarca Yip Man. Hoje ele é o fundador da maior organização de Artes Marciais do mundo, a IWTA. Muito difundida na Europa e principalmente na Alemanha. Assim, na década de 80, chegou aos hoje Mestres Hans J. Remmel e Andreas Geller.
Árvore Genealógica do Wyng Tjun

Ng Mui
Yin WyngTjun
Leung Bok Chau
Leung Lam Kwai
Wong Wah Bo
Leung Yee Tei
Leung Jan
Chah Wa Shun/ Leung Bik
Yip Man
Leung Ting
K. Kernspecht
Hans Remmel / Andreas Geller

Bem vindos!